"VALORIZE SEU PATRIMÔNIO, REGULARIZE SEU IMÓVEL."
ptenfrdeites

Escadas

Escadas-solo-regular-arquitetura-adriana-cruz

No aspecto técnico, se o projeto de sua casa necessita de escadas, você vai precisar respeitar algumas regras. Toda escada é constituída de piso e espelho (degrau completo). O piso é a parte do degrau onde pisamos, enquanto o espelho é a altura do mesmo. Existe uma normativa dimensional na ergonomia que diz: 1 piso + 2 espelhos é igual a 63/64 cm (medida baseada no passo de uma pessoa normal considerando o esforço de subida). A relação ideal para esses elementos é piso igual a 28cm e espelho a 18cm. Alguma variação de um centímetro para mais ou para menos é tolerável dependendo da finalizadade da escada.

Largura da escada. A dimensão de largura depende a que serve a escada e a necessidade do projeto. A largura mínima de uma escada de uma edificação residencial unifamiliar (escada de uma casa de dois ou três pavimentos, escada interna de uma cobertura de prédio) deve ser de 80cm. A largura de escadas de edificações comerciais e residenciais multifamiliares (prédios) devem ser calculadas de acordo com a legislação do Corpo de Bombeiros. A cada 14-18 degraus é necessário colocar um patamar de descanso que deve ter um comprimento de no mínimo 90cm.

Escadas-solo-regular-arquitetura-adriana-cruz-

Entre os requisitos, temos o tipo de pavimento que deve ser resistente ao desgaste, ser antiderrapante e ter elementos de segurança (corrimão, por exemplo). As rampas, no entanto, permitem o acesso a pessoas com capacidades especiais e requerem um esforço mínimo. A sua inclinação não pode ser superior a 8,33% pelo que é necessário um grande comprimento.

Autor: Adriana Cruz - Arquiteta e Urbanista

A Solo Regular

Com o compromisso da realização das regularizações fundiárias que envolvem as cidades e as pessoas que nelas habitam e cientes do atual dinamismo das negociações imobiliárias em todo território nacional, bem como, da consequente necessidade das regularizações dos títulos de propriedade ou posse, nasceu a “SOLO REGULAR” - Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Urbano.